EMPRETEC




Histórico

O método utilizado pelo EMPRETEC tem suas origens na década de 60, quando o psicólogo David McCleland, da Universidade de Harvard (EUA), identificou nos empresários de sucesso um elemento psicológico marcante denominado por ele motivação da realização ou impulso para melhorar.

A partir daí, desenvolveu o treinamento da motivação para a realização, cujo objetivo era melhorar esta característica e torná-la aplicável em situações empresariais.

Em função disso, em 1982 foi iniciado um programa para o estudo de padrões mais abrangentes de comportamento, a fim de criar meios mais eficazes de seleção e capacitação de empresários. O novo programa começou por um estudo em 34 países, que identificou dez características do comportamento empreendedor, comuns aos empresários de sucesso em diferentes contextos culturais. A partir daí foram desenvolvidos e testados instrumentos de seleção e treinamento que incrementaram algumas ou todas as particularidades apuradas pela pesquisa.

A configuração definitiva do EMPRETEC foi dada pela ONU através do PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. O programa EMPRETEC foi implantado no Brasil no ano de 1990, chegando ao Estado do Rio de Janeiro em 1997. Em 1993 o SEBRAE passou a ser a entidade executora no âmbito nacional.


Filosofia

O programa baseia-se no fato de que o sucesso empresarial não depende apenas da habilidade dos empreendedores para o gerenciamento dos negócios ou de condições favoráveis estabelecidas por políticas governamentais, voltadas ao crescimento econômico em um ambiente de livre mercado. Existem comportamentos e características pessoais, como iniciativa e persistência, que marcam os empresários bem sucedidos.


Objetivos

- Estimular e desenvolver as características individuais do empreendedor, de forma a propiciar sua competitividade no mercado;

- Proporcionar aos participantes uma avaliação franca e completa de seu potencial empreendedor;


- Reforçar a tendência e a habilidade dos participantes para:

• Detectar oportunidades de negócios;
• Estabelecer metas desafiadoras;
• Melhorar sua eficiência;
• Aumentar seus lucros em situações complexas;
• Satisfazer seus clientes;
• Fornecer produtos e serviços de alta qualidade;
• Utilizar múltiplas fontes de informação;
• Desenvolver planos de negócios;
• Formar e sustentar decisões frente a adversidades;
• Calcular e correr riscos;
• Aumentar seu poder pessoal;
• Adaptar-se a mudanças;
• Reforçar a autoconfiança dos participantes;


Favor entrar em contato pelos telefones: (22) 2643.0805 / 2645.3272



Fale Conosco pelo WhatsApp