Secretaria de Meio Ambiente e Pesca de Búzios cobra ações emergências da Prolago

A Secretaria de Meio Ambiente e Pesca de Búzios convocou uma reunião com representantes da Prolagos e do Procon com o intuito de discutir ações emergências, que precisam ser tomada para melhorar o sistema de esgotamento sanitário do município, principalmente, com a aproximação da alta temporada.

Na ocasião, o Secretário de Obras, Paulo Abranches, pontuou os principais pontos que precisam de resultados imediatamente, entre eles a Orla Bardot e o Porto da Barra.

Em resposta, o Diretor executivo da Prolagos, Marcos Valério, explicou que a concessionária aumentou a capacidade de bombeamento nas Estações Elevatórias de Esgoto (EEE) em João Fernandes, Usina e Porto da Barra, além de geradores e bombas reservas. Na EEE Porto da Barra também será instalada, no início próximo mês, uma bomba à diesel. O investimento no sistema de bombeamento vai reforçar o transporte de esgoto até a estação de tratamento, principalmente nos períodos de aumento de demanda, como na alta temporada. Outra ação em andamento é a implantação de 150 metros de rede coletora de esgoto na Praça dos Ossos, disse Marcos.

Em relação às medidas na Orla Bardot, Marcos Valério destacou a intensificação dos serviços de manutenção preventiva que estão sendo feitas na localidade e o estudo topográfico da região, que será desenvolvido para alterar o escoamento de parte do esgoto e aliviar a rede na orla. Em atendimento ao pedido do secretário de obras, a Prolagos fará a limpeza da rede de drenagem pluvial, na Estrada da Usina Velha, no centro da cidade.

Já o Secretário de Meio Ambiente e Pesca, Hamber Carvalho chamou a atenção para o problema que afeta o bom funcionamento das redes de esgoto. Ele alertou que, apesar de quase 100% do centro de Búzios ter rede separativa de esgoto disponível, existem muitas ligações irregulares que prejudicam a eficiência do sistema. A ausência ou a falta de limpeza das caixas de gordura nos restaurantes é outro grave problema apontado pelo secretário. A gordura quando esfria endurece e pode causar entupimento. Logo, todo imóvel, principalmente bares e restaurantes, precisa ter caixa de gordura para evitar que o resíduo chegue até a rede de esgoto. A prefeitura, com o apoio da Prolagos, vai fiscalizar os imóveis comerciais na Rua das Pedras, Orla Bardot e Manoel Turíbio de Farias.

Fonte: Clique Diário



Fale Conosco pelo WhatsApp