Píer do Centro de Búzios, RJ, é reaberto após quase 2 anos fechado

O píer do Centro em Armação de Búzios, na Região dos Lagos do Rio, foi reaberto nesta sexta-feira (14). O local estava fechado desde fevereiro de 2017 por falta de documentação.

A licença para o local ser reaberto foi emitida pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU), por meio da Agencia Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

A Prefeitura informou que a decisão que mantinha o local fechado foi suspensa no dia 6 de dezembro pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região.

Segundo a Secretaria de Planejamento do município, a decisão é liminar e é resultado de um recurso ajuizado pela Prefeitura.

De acordo com secretaria, não há mais empecilhos para o funcionamento do cais e que no dia 23 de novembro foi assinado o contrato de cessão onerosa da área entre a Superintendência do Patrimônio da União no Rio de Janeiro (SPU-RJ) e o município.

Com o píer fechado, Búzios enfrentava problemas para receber os transatlânticos durante a alta temporada. Uma obra emergencial foi feita pela Prefeitura para que o local fosse reaberto nesta sexta-feira (14).

Em nota, a Prefeitura disse que o município não será mais prejudicado por não receber todas as escalas de navios previstas para a temporada.

A Agencia Nacional de Transportes Aquaviários informou que a licença se trata de uma instalação de apoio ao transporte aquaviário.

"A instalação, contudo, deverá atender a um cronograma de obras de melhorias, caso necessário", informou a Antaq.

A agência ressaltou que o píer não pode receber embarcações de médio e grande porte. As embarcações terão que ancorar em um local um pouco mais afastado da estrutura.

Fonte: G1



Fale Conosco pelo WhatsApp