Interação entre quilombos marca o mês da Consciência Negra em Búzios

O Mês da Consciência Negra tem seu ápice no dia 20 de novembro data atribuída a morte de Zumbi dos Palmares, ocorrida no ano de 1695. Para a comunidade local a homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.
Os quilombos da Rasa, Baía Formosa e Maria Joaquina esse ano se reuniram e irão fazer uma programação em conjunto visando dar maior visibilidade a data.

Como parte destas ações, aconteceu no sabado passado (8) na Escola Lidia Shermam, na Baía Formosa uma palestra para alunos mostrando a importância da data. No dia 20 (quinta-feira) haverá uma ‘caminhada de resistência’ na Praça São José (na Rasa) às 8h00 da manhã. Já no dia 21 às 19h30 no Galpão da Marina, na Maria Joaquina acontecerá um encontro de mulheres negras discutindo avanços e demandas femininas e no dia 22 às 14h00 haverá uma palestra direcionada também aos jovens com o titulo, ‘direitos e deveres com Cidadania’ encerrando o Mês da Consciência negra.



Fale Conosco pelo WhatsApp