Búzios fora dos trilhos batidos, entre praias secretas e caminhadas selvagens
Ah... Búzios! Um destino ideal para os amantes, para os curiosos sobre o estilo de vida boêmio e para os mais abastados. Antes de chegar a esta pequena pérola da Região dos Lagos, eu tinha ouvido falar muito que era o lugar preferido dos ricos para relaxar na praia com uma caipirinha, freqüentar os melhores restaurantes de frutos do mar e, é claro, festa. Entretanto, visitei Búzios na baixa estação (maio) e no contexto sanitário que todos conhecemos hoje, e finalmente.... Que alegria! Conto-lhes neste post a história de Búzios fora dos trilhos batidos, entre praias secretas e caminhadas selvagens.
Uma atmosfera muito diferente
Búzios é conhecido como o destino de praia chique do Rio de Janeiro e é o quinto destino turístico mais popular do Brasil. Praias, ruas e bairros repletos de resorts, bares e restaurantes - isso é Búzios na alta temporada, especialmente durante o Carnaval. Que tal fugir de tudo isso por um tempo?
Visitei Búzios no meio da crise de saúde, que afetou muito seu turismo, mas também na baixa temporada. Pela manhã, você se encontra principalmente com os locais, tomando café da manhã no terraço ou conversando nos bancos do calçadão no centro da cidade, ou fazendo seus exercícios matinais nas praias ainda desertas. Durante o dia, turistas e moradores locais compartilham razoavelmente as praias para um prazer visual inigualável. De manhã, a maioria dos habitantes locais pode ser encontrada tomando café da manhã no terraço ou conversando nos bancos do calçadão no centro da cidade, ou fazendo seus exercícios matinais nas praias ainda desertas.
Praias secretas e desertas
Para os mais aventureiros, Búzios tem suas pequenas praias secretas, além das mais populares, como João Fernandes, Ossos, Tartaruga, Geribá, Ferradura. Mas quando você diz deserto ou mesmo secreto, você quer dizer fora dos trilhos batidos.
A Praia do Castelo está aninhada no sopé das falésias que abrigam as áreas mais afluentes de Búzios. Localizado no extremo norte, basta seguir a estrada que leva à famosa praia João Fernandes e sua irmãzinha Fernandinho para chegar às tranqüilas áreas residenciais, com suas ruas vazias, casas enormes e vistas deslumbrantes para o mar. Uma vez chegado às terras altas, aventure-se no deserto para chegar a esta praia deserta que parece um exílio do mundo.
Dica de viagem: existe uma pequena praia de areia branca com mar turquesa chamada Praia olho de Boi, que é um local popular para naturistas e, portanto, tem um acesso mais ou menos protegido.
A Praia dos Amores é um lugar ideal para vir e admirar o nascer do sol ao amanhecer. Facilmente acessível a partir do final da Praia do Canto pelas rochas, é uma pequena praia com águas claras e quentes que é pouco visitada. Você pode ver remadores passando no seu caminho de e para a Praia da Tartaruga, mas o ambiente é calmo e tranqüilo.
A Praia das Virgens é sem dúvida a mais isolada de todas, pois é a de mais difícil acesso. Apesar da vegetação abundante que o espera, é possível seguir o caminho sem muita dificuldade, mas a aventura é garantida! Pode ser alcançado a partir da estrada que liga a Praia do Canto à Praia da Tartaruga. Uma praia secreta, com seixos robustos dando lugar a um pequeno banco de areia vermelha.
As caminhadas selvagens
E aqui lhes conto um pouco mais sobre esta trilha selvagem que liga a Praia do Canto com a Praia da Tartaruga, que mistura vegetação selvagem e costas rochosas com vista para o horizonte azul sem fim. Depois de chegar à Praia dos Amores através das rochas no final da Praia do Canto, você encontrará um caminho que sobe até o topo, onde começa a expedição! O caminho é pouco percorrido e a natureza sempre assume o controle, portanto, tenha cuidado para seguir as poucas trilhas que encontrar. O caminho leva a várias saídas que permitem descer as falésias e alcançar o mar, verdadeiros pontos isolados e encantadores. Uma vez na Praia das Virgens, basta continuar ao longo da costa, sem muita dificuldade, alternando entre pequenas praias desertas e rochas úmidas, para chegar à Praia da Tartaruga. É possível continuar até Ponta da Sapata, mas com um pouco mais de dificuldade.
Um segundo caminho leva a um mirante no extremo sul de Búzios, ideal para o final do dia ao pôr-do-sol. O acesso é feito no final da Praia da Ferradura, passando pelas elegantes áreas residenciais com suas numerosas pousadas. É realmente possível chegar de carro, mas há uma estrada mais selvagem que permite que você se perca na vegetação e se sinta distante do mundo. No final, você estará pronto para admirar um panorama incrível.
Outros lugares encantadores
Para terminar esta lista inédita de visitar Búzios fora dos trilhos batidos, entre praias secretas e caminhadas selvagens, eu lhes dou dois últimos bons lugares, ideais para sentar-se em paz e desfrutar da beleza do lugar. A primeira é na entrada da estrada para o mirante da Praia da Ferradura, uma pequena abertura para o mar chamada Poço da tartaruga onde as ondas quebram sobre as falésias e rochas.
A segunda é uma bela caverna entre a Praia da Tartaruga e a Ponta da Sapata, chamada Gruta da Tartaruga. Ideal para mergulhar e desfrutar das águas quentes com uma mente leve, é acessível continuando ao longo das rochas no final da Praia da Tartaruga.
Dica de viagem: na baixa estação, estes lugares são completamente desertos, portanto esteja preparado para mergulhar na vegetação e tenha cuidado para não se perder.
Agora você está pronto para descobrir lugares conhecidos apenas pelos habitantes locais e regulares de Búzios. Estes pequenos recantos do paraíso lhe oferecem um momento de calma e serenidade na companhia do mar. Ideal para se afastar das praias e dos lugares muito frequentados durante a alta temporada, estes lugares também permitem descobrir um lado diferente de Búzios, mais verde e mais selvagem.
Por: Tiffany, comunicador apaixonado, comerciante inveterado, viajante entusiasta e colaborador do Daytours4u
Fonte: Daytours4u