Búzios avança em eventos para o turismo LGBTQI+
Armação dos Búzios foi uma das últimas cidades da Região dos Lagos a ter uma Parada do Orgulho LGBTQI+, mas hoje é uma das primeiras a avançar no alcance deste nicho turístico.
O turismo LGBTQI+ busca destinos com índice baixo de homofobia, que tem como a segurança o principal motivo para escolher o local da viagem. Cidades onde há políticas públicas para combater a violência e a discriminação e com atrativos para que sejam inclusos.
No último feriado da Proclamação da República, Búzios recebeu o evento Weekend da agência de turismo Brighton Experience e trouxe turistas LGBTQI+ de São Paulo com uma programação de festas em alto mar, em hotéis e boates. O entretenimento também é um grande atrativo para este público.
Fernando Bertozzi, o organizador do Pride Búzios, evento que compõe a Parada do Orgulho LGBTQI+ e tem realizado diversas ações para atrair mais deste tipo de turismo para Búzios.
É o fruto de todo trabalho que realizei há quase 10 anos atrás. O quintal está capinado, agora é fácil realizar esses eventos na cidade. Difícil mesmo era quando o mato do preconceito estava grande. frisou Fernando.
Segundo ele, as dificuldades no início eram grandes. Mas graças ao empenho e determinação dele e do seu grupo, a cidade atrai esse público com menos homofobia. Agora, é necessário continuar planejando para que o preconceito seja coisa do passado e que não só Búzios, mas todo Brasil possa ser um país inclusivo.
Fonte: Diário do Rio