Aeroporto de Búzios é porta de entrada para nova opção de turismo
Em funcionamento desde maio de 2016, o Aeroporto Umberto Mediano, em Búzios, tem aumentando o número de voos particulares e táxis aéreo. Nesta alta temporada, o pátio recebeu um pouco mais de aeronaves, somando 122 em dezembro de 2021; 161 em janeiro e 69 em fevereiro de 2022. Os dados são do Grupo Fly In Brasil que administra o aeroporto. O crescimento das operações aponta que o balneário tem se tornado rota de turistas que buscam na aviação a praticidade para acessar à península.
Segundo o fiscal de pátio, Jonathan Borges, o crescimento da atividade no município tem crescido ao longo dos anos. A média mensal varia de 50 a 80 operações, dependendo da época do ano e das atividades realizadas no município. Até meados de fevereiro de 2021, o aeroporto recebeu voos comerciais da empresa Azul, mas devido à pandemia as operações foram encerradas.
Houve uma melhora muito boa em relação a 2020, operações praticamente dobraram em 2021, e a expectativa é que 2022 seja melhor ainda, destacou o fiscal.
A pista foi inaugurada em 2003, mas foi fechada em 2012 pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) por apresentar infraestrutura precária. Ficou sem operação por 4 anos, passou por reformas e recebeu autorização para funcionar. A pista tem 1300×30 e capacidade para até 26 aeronaves simultaneamente e apta a receber voos de pequeno porte, como jatos executivos, táxis aéreos e helicópteros. O aeroporto funciona 24 horas por dia com balizamento noturno operacional mediante coordenação prévia.
Essa é mais uma forma de chegar ao balneário, que recebe milhares de turistas durante todo o ano. As belezas paradisíacas e o contato com a natureza atraem os visitantes que desejam ar puro, descanso e até se aventurar em práticas esportivas, já que a cidade apresenta condições favoráveis para praticamente todos os esportes, entre eles o hipismo e o golfe.
Por falar em golfe, o campo desse esporte fica dentro do Aretê, bairro planejado próximo à Praia Rasa e Baía Formosa. Em desenvolvimento há cerca de dois anos pelo Opportunity Fundo de Investimento Imobiliário, o empreendimento é dividido em duas regiões: náutica, com casas na beira dos canais navegáveis e conectados com o mar; e campo, com casas e lotes nos arredores do campo de golfe.
O bairro Aretê tem contribuído para o aquecimento do aeroporto. Foto: Matheus Coutinho
Com esse empreendimento, a cidade passou a atender um público mais exigente e que busca praticidade e segurança na locomoção, que tem contribuído para o aquecimento do aeroporto, que tende a melhor com um outro projeto de infraestrutura. É a construção do condomínio aeronáutico na cidade de Búzios, pelo Grupo Fly In Brasil, com aproximadamente 350 mil metros quadrados, para atender a aviação executiva e desportiva, com infra estrutura de oficinas homologadas, área de abastecimento, escolas de pilotagem, táxis aéreo.
O Aeroporto de Búzios fica na Avenida Umberto Modiano, s/n, lt13 – Golfe.
Fonte: Prensa de Babel