Táxi marítimo em alta no verão de Búzios
Os táxis marítimos em Búzios, pequenas embarcações com capacidade para até sete pessoas, que faz o trajeto entre algumas praias ( lado norte da península ), nunca esteve tão disputado pelos turistas como neste verão. Para se ter uma ideia, do dia 28 de dezembro a 3 de janeiro, foram transportados mais de quatro mil turistas. A informação é da Associação dos Táxis Marítimos de Armação dos Búzios, fundada em 1998:
- Além de proporcionar um agradável e refrescante passeio pelas praias de Búzios, contribuímos enormemente com a cidade no sentido de desafogar o caótico trânsito de veículos no período de alta, evitando que os turistas utilizem seus carros para conhecer as praias do balneário – lembra Sandro Abre de Carvalho, o Maré, um dos fundadores da Associação.
O empresário Claudio Humberto de Andrade, de São Paulo, acompanhado da esposa e quatro filhos, só têm elogios para o transporte marítimo:
- Chegamos a Búzios no dia 28 de dezembro com objetivo de passar 20 dias de férias. Estamos hospedados em uma linda pousada no centro da cidade. Estamos conhecendo as praias sem utilizar nosso carro. Estou feliz pelo simples fato de não ter que dirigir nestes dias de pleno descanso. A família está adorando e os proprietários dos táxis tornaram-se amigos. Búzios está de parabéns – admite o empresário.
Os Aguatáxis, como também são conhecidos, atendem as praias de Manguinhos, Centro, Armação ( Porto Veleiro ), Ossos, Azeda, Azedinha, João Fernandes e João Fernandinho. Os preços variam de R$ 5,00 a R$ 30,00. O trajeto também: do centro a Manguinhos, 15 minutos, passando pelas praias do Canto e Tartaruga. Do Centro ( Píer ) até João Fernandes , 8 minutos.
O turista pode embargar em dois pontos: no Píer do Centro e na Praia dos Ossos. As embarcações obedecem todas as normas de segurança exigidas pela Capitania dos Portos, como colete salva-vidas, extintor de incêndio e boias circulares.
- Com certeza, este verão tem sido o mais movimentado nos últimos anos. Os turistas adoram o passeio e em sua maioria elogiam as praias de João Fernandes, pela estrutura; e Azeda e Azedinha pela beleza natural. Depois do réveillon, esperamos um movimento intenso no período do Carnaval e nós estamos prontos para atender com qualidade todos os turistas que utilizam este meio de transporte – avisa Manoel Gonçalves de Souza, também um dos fundadores da Associação, há mais de 15 anos atuando em transporte marítimo.
Também acompanha dos filhos, a psicóloga gaúcha Maria Inês do Valle Miranda aprova integralmente esse tipo de transporte nas praias de Búzios:
- Em primeiro lugar, é uma delícia se descolar de aguatáxi pelas praias de Búzios. É um visual diferente e os taxistas são educados e atenciosos. O preço não importa. Só o fato de não ter dirigir neste calor já é uma grandiosa vantagem – comemora Maria Inês.
A expectativa da Associação dos Táxis Marítimos de Búzios é o período do Carnaval, considerado o segundo maior movimento de turistas em Búzios após o révellion.
Texto e imagem: Gustavo Medeiros - G&C Comunicação