Concessionária afasta risco de falta d´água na Região

Em meio as noticias de severa crise hídrica no país que já afeta o fornecimento de água e energia nas Cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, bem como respectivas regiões metropolitanas, a região dos Lagos vive dias de relativa distancia dos gravíssimos problemas que afligem as capitais, mas seus moradores não tiram os olhos do céu, e do noticiário nacional, preocupados que estão de que o fenômeno da falta dágua que assola o sul do Estado do Rio possa vir a ocorrer também aqui.
Apesar dos temores, a Prolagos informou à equipe de reportagem do Jornal Primeira Hora que o sistema de produção e distribuição de água da concessionária está operando normalmente, sem riscos de desabastecimento. O volume de água no manancial do Rio Juturnaiba, principal fonte de abastecimento da reserva de Juturnaiba, que abastece a região, está normal e afasta o risco de racionamento de água para as cidades da área de concessão - Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia – diz a empresa em resposta aos nossos questionamentos, completando. O nível do manancial de água doce que abastece a região tem capacidade de reserva de 100 milhões de metros cúbicos de água e encontrasse dentro de um nível aceitável. O monitoramen-to destes níveis é feito diariamente, vinte e quatro horas por dia, assegura a empresa.
Na esteira do clima de preocupação que tomou conta de todos a Prolagos vem realizan-do uma campanha de esclarecimento a fim de consci-entizar as populações de sua área de concessão sobre a importância de vistoriar instalações internas de seus imóveis, como bóias das cisternas, registros de entrada e limpezas das caixas d´água.
Para reduzir o desperdício de água, a empresa informa também que existem investimentos constantes em equipamentos de alta tecnologia, como o Centro de Controle Operacional (CCO), que possibilita, em tempo real, monitorar o armazenamento e distribuição de água.
Além disso, a concessionária possui um projeto de Setorização de Abastecimento, que consiste em instalar válvulas reguladoras de pressão (VRPs) para garantir maior eficiência ao sistema de água e reduzir vazamentos.
Colaborador: Guilherme Barcellos - Jornal Primeira Hora - Búzios/RJ



Fale Conosco pelo WhatsApp