Ministérios do Turismo e da Justiça lançam nova edição da publicação Consumidor Turista

Pensando em trazer mais segurança ao viajante, o Ministério do Turismo e o Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA), lançou a cartilha Consumidor Turista nº 5. Com o tema, Turismo Seguro em Ambientes Naturais, esta edição do material traz informações para uma maior conscientização sobre os riscos que estão atrelados ao turismo de natureza, buscando proteger os viajantes e possibilitar uma experiência mais segura.

O tema envolve atividades como ecoturismo, turismo de aventura e outras ações voltadas à natureza abordando, principalmente, os cuidados que o viajante deve tomar para desfrutar de momentos de lazer e descanso com segurança e tranquilidade.

Sabemos da riqueza de recursos naturais do Brasil que são diversos, exuberantes e que podem ser apreciados por turistas nacionais e internacionais de forma sustentável. Temos uma série de ações para fortalecimento deste segmento que passa, inclusive, pela garantia de segurança na prestação de serviços. Por isso, faço o convite para que todos acessem a nossa publicação, de forma gratuita, e conheçam recomendações, a legislação e demais informações para que possam ter experiências ainda melhores na prática do ecoturismo, ressalta o ministro do Turismo, Carlos Brito.

Na publicação, o turista vai entender quais são as atividades relacionadas ao turismo de aventura, ler sobre detalhes de contratação de serviços voltados ao tema, conhecer um pouco mais a respeito do Código de Defesa do Consumidor, bem como das normas técnicas e legislações para o turismo de aventura. Dicas sobre cada atrativo natural e como agir na hora de desbravá-los também serão encontradas ao longo da leitura do material.

ABETA SUMMIT 2022 - O material foi divulgado no XIX Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura - ABETA Summit 2022. O evento, que ocorreu do dia 30 de novembro até o dia 03 de dezembro, teve como objetivo agregar pessoas, conectar pensamentos e desenvolver relações profissionais que envolvem o ecoturismo e o turismo de aventura. Palestras, oficinas, visitas técnicas, encontros de negócios e muito conhecimento sobre o tema fizeram parte da programação.

Neste ano, a cidade de São Paulo (SP) é o destino anfitrião do Congresso. Região de beleza naturais, diversidade de cultura e atividades na natureza, é o lugar ideal para inspirar o debate o turismo natural e sustentável.

TURISMO DE NATUREZA – O Turismo de Natureza é um gigante para o Brasil. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do Turismo 2022-2021, realizada em parceria com o Ministério do Turismo (MTur), revelam que, em 2021, 25,6% dos viajantes domésticos buscaram natureza, ecoturismo ou aventura, percentual superior ao registrado no ano anterior (20,5%).

A Revista de Tendências do Turismo, publicada em fevereiro de 2022 pelo MTur, confere destaque, entre outros, a destinos de natureza com ênfase nas viagens para lugares de praia e sol, e no ecoturismo. A lista de destinos inclui locais como Fortaleza, Alter do Chão (PA), Jalapão (TO), Bonito (MS), Chapada dos Veadeiros (GO), Fernando de Noronha (PE) e a Serra da Capivara (PI).

Além disso, dos 6,3 milhões de turistas internacionais que passaram pelo Brasil em 2019, 54,3% vieram a lazer e, dentro deste universo, o turismo de natureza ou o ecoturismo foi o motivo de viagem para 18,6% deles, de acordo com o Estudo da Demanda Turística Internacional 20, do MTur.

por Ministério da Justiça e Segurança Pública

Fonte: Aqui Acontece



Fale Conosco pelo WhatsApp