Brasileiros consideram setor de turismo segunda atividade econômica mais importante do País

O turismo no Brasil tem contribuído, significativamente, para a geração de novos postos de trabalho e para a geração de renda da população. E esse impacto já é sentido pela população brasileira que elencou o setor de viagens como a segunda atividade econômica mais importante do País. Em primeiro lugar, aparecem empatadas Tecnologia e Comércio, com média 9 em uma escala de zero a dez. Turismo aparece com média de 8,8 empatado com os setores da indústria e da agropecuária.

Os dados são de uma pesquisa inédita, realizada pelo Ministério do Turismo, que ouviu 2.029 mil pessoas em uma amostra representativa da opinião pública brasileira em todas as Unidades da Federação (UFs). O estudo foi apresentado na segunda-feira, 22, em Brasília.

“A pesquisa mostra o sentimento do brasileiro querer viajar pelo País, e isso é importante para a construção de novas políticas públicas que ajudem a ampliar a capacidade do turismo de impulsionar a economia. As agências de viagens vão buscar informações nessa pesquisa para o seu planejamento em termos de construção de novos produtos turísticos, de novas rotas turísticas, saber o que é o sentimento do mercado, o que o turista busca e, sem dúvida nenhuma, esse verão, agora, que já começou, vai ser o melhor verão da história do Brasil”, ressaltou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Ainda de acordo com a pesquisa, o setor do turismo é percebido como importante em todos os atributos avaliados, como geração de emprego e renda (88%), economia do País (88%) e desenvolvimento regional (84%). Vale destacar que segundo dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC), o turismo é a segunda atividade que mais emprega, atrás apenas da construção civil.

De cada dez brasileiros, seis acreditam que o potencial de exploração do turismo como atividade econômica é alto ou muito alto no País. Além disso, para 79% dos entrevistados, o turismo traz mais benefícios para os destinos do que prejuízos.

Banca de artesanato em feira regional no Brasil (Reprodução/MT)

Estímulo a viagens

A fim de incentivar e facilitar a realização de viagens pelo País, o Ministério do Turismo lançou o Programa “Conheça o Brasil”, nas versões “Voando”, “Realiza” e “Cívico”.

A iniciativa engloba ações para a ampliação da conectividade e da mobilidade, com especial ênfase às localidades turísticas regionais; e o aumento do número de turistas nos destinos brasileiros, estimulando a abertura de negócios por prestadores de serviços turísticos e fomentando a competitividade do setor.

O programa também intensifica a geração de emprego e renda nas comunidades que recebem visitantes, promovendo, assim, um impacto positivo e sustentável no desenvolvimento econômico local.

Metodologia

O levantamento “Tendências de Turismo” foi realizado pelo Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem (Ipri). As entrevistas foram realizadas entre 7 e 11 de dezembro de 2023.​

Ao todo, foram 2.029 entrevistas domiciliares com cidadãos a partir de 16 anos, nas 27 Unidades da Federação (UFs). A margem de erro no total da amostra é de dois pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. O levantamento traz recortes com quotas de sexo, idade, região, escolaridade e renda.


(*) Com informações do Ministério do Turismo (MT)


Fonte: Revista Cenarium



Fale Conosco pelo WhatsApp