O tradicional evento de vela Sailing Week chega a mais uma edição na cidade de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio, neste sábado, 15, e domingo, 16, na Praia dos Ossos.
A disputa vai reunir mais de 60 jovens atletas da classe Optimist, com idades entre 8 e 15 anos. Segundo a prefeitura, a competição reafirma o compromisso do Iate Clube de Armação de Búzios (ICAB) com o desenvolvimento e a promoção da vela no Brasil.
O Sailing Week é realizado pelo ICAB, com o apoio da Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Pesca, Agricultura e Esportes Náuticos. O balneário é considerado uma das melhores raias do mundo para este esporte Náutico.
Ao lado do vôlei, a vela já garantiu oito medalhas de ouro para o Brasil em Olimpíadas | Foto: Divulgação/Prefeitura de Búzios
Segundo os organizadores, o Brasil tem uma forte tradição na modalidade, com jovens velejadores conquistando medalhas e títulos em competições mundiais e continentais na classe Optimist:
A vela foi o esporte que mais trouxe medalhas olímpicas para o país e, com a aproximação das Olimpíadas em Paris, os atletas brasileiros estão esperançosos por mais títulos.
Sobre a Classe Optimist
A classe Optimist é uma categoria de barco a vela especialmente desenhada para crianças e adolescentes. Popular para a iniciação no esporte, o Optimist é um barco monotipo, garantindo competições justas onde a habilidade dos velejadores é o diferencial.
Criado em 1947 por Clark Mills, o modelo ganhou notoriedade e se espalhou pelo mundo, estabelecendo-se como uma das classes mais importantes para a formação de velejadores.
Bastante tradicional no Brasil, o iatismo ou vela é o nome dado ao esporte que envolve barcos movidos exclusivamente por propulsão à vela, com embarcações impulsionadas pelo vento.
As competições são divididas em uma série de regatas e os atletas acumulam pontos de acordo com a sua colocação em cada uma delas. Vence quem melhor se adaptar às condições climáticas e de navegação.
Fonte: Portal Multiplix